sábado, 17 de junho de 2017

Instalar Windows7 via USB através do arquivo iso

Recentemente precisei reinstalar o Windows 7.

Eu tinha no meu PC um Windows 7 quebrado (corrompido), o arquivo iso de instalação do Windows 7 e em outra partição do HD, o meu S.O preferencial, o Linux.

Meu gravador de DVD está com problemas e o iso tem 3.4GB de informação, ou seja, não pode ser gravado em CDR, pois esse somente suporta 700MB

Mas eu tenho vários pendrives, então eu precisava achar uma forma de instalar sem DVD, usando o pendrive.

E tem como!

Você precisa de um pendrive de pelo menos 4GB formatado em fat32 ou ntfs, com flag de boot ativada. Tudo isso é possível fazer pelo gparted, do linux. Existem ferramentas para o Windows, basta googlear um pouco.

Depois, você precisa extrair os arquivos que estão no iso para o pendrive.

Uma das formas no Linux, é feita usando os seguintes comandos:
Cria uma pasta e extrai o iso sobre ela:

# mkdir /mnt/umapasta
# mount -o loop /caminho/do/win7-64.iso /mnt/umapasta

Depois, você seleciona tudo e copia para o pendrive. Ou visualmente, ou pelo comando:

# cp -r /mnt/umapasta/*   /media/id_do_seu_seupendrive

O -r significa "recursive" ou seja, todas as subpastas e arquivos.

Depois disso, eu reiniciei no meu Windows da uti e executei o cmd (que ainda estava funcionando):

(Muda para a letra do pendrive - no meu era H, mas no seu pode ser outra letra.
 Entra na pasta boot
 Executa um programa que irá preparar para o boot)

> h:
> cd boot
> bootsect /nt60 h:

Então o comando apresentou uma mensagem de sucesso.

Daí bastou entrar na inicialização e escolher para bootar pelo pendrive. Na minha bios, pressionando F8 ele apresenta um menu para escolher qual disco usar no boot (incluindo o usb)

Funcionou perfeitamente!

Espero que essa dica ajude quem um dia precisar dessa informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário